Paramahansa Yogananda

Primeiras fotografias de Yogananda

Paramahansa Yogananda foi o primeiro grande mestre da Índia a viver no Ocidente por um longo período (mais de trinta anos).

Ele foi o último de uma sucessão de três grandes mestres indianos – Mahavatar Babaji, Lahiri Mahasaya e Swami Sri Yukteswar – tendo a missão de trazer para o Ocidente a redentora mensagem e técnica de Kriya Yoga, através da Self-Realization Fellowship – SRF.

Yogananda explica com maestria em seu livro mais conhecido, o best-seller Autobiografia de Um Iogue, as leis sutis, mas definidas, pelas quais os verdadeiros iogues realizam milagres e atingem o autodomínio.

Através de suas obras escritas, das palestras e seminários realizados em suas longas viagens, e da criação de centros de meditação e templos da Self-Realization Fellowship, ele apresentou a milhares de buscadores da verdade a antiga ciência e filosofia da yoga, com os seus métodos de meditação universalmente aplicáveis.

1893

Paramahansa Yogananda nasceu em 5 de janeiro de 1893, com o nome de Mukunda Lal Gosh, no norte da Índia, na cidade de Gorakhpur, nos contrafortes das montanhas do Himalaia.
Desde os primeiros anos, ficou evidente que sua vida estava marcada por uma destinação divina. Segundo os que lhe eram mais íntimos, mesmo quando criança, a profundeza da sua percepção e experiência do mundo espiritual estava muito além do comum. Na juventude, ele procurou muitos sábios e santos da Índia, esperando encontrar um mestre iluminado que o guiasse em sua busca espiritual.
Paramahansa Yogananda dedicou sua vida a ajudar pessoas de todas as raças e credos a realizarem e expressarem com maior plenitude a beleza, a nobreza e a verdadeira divindade do espírito humano.

1915

Depois de sua formatura pela Universidade de Calcutá em 1915, Sri Yogananda fez os votos formais como monge da venerada Ordem Monástica dos Swamis, da Índia. Dois anos depois, ele iniciou importantíssima obra, fundando a escola “Como Viver” que, desde então, cresceu, transformando-se numa instituição composta de vinte e um estabelecimentos educacionais espalhados pela Índia, onde as tradicionais matérias acadêmicas são oferecidas juntamente com o treinamento em yoga e instruções sobre ideais espirituais.

1920

Criação da ordem Self-Realization Fellowship (SRF), nos Estados Unidos, pelo próprio Yogananda. Sua ramificação oriental é a Yogoda Satsanga Society – YSS estabelecida em Dakshineswar, Bengala Ocidental (Índia).

1925

Quando chegou a Los Angeles no início de 1925, ali estabeleceu, no topo de Mount Washington, a Sede Internacional da Self-Realization Fellowship, que passou a ser o coração espiritual e administrativo de sua obra, a crescer constantemente.

1927

Yogananda foi recebido na Casa Branca pelo então presidente Calvin Coolidge, que se interessou por suas atividades ao ler reportagens nos jornais.

1929

Yogananda foi ao México e nos dois meses em que permaneceu no país plantou as sementes para o futuro desenvolvimento de sua obra na América Latina. Foi calorosamente recebido pelo então presidente, o Dr. Emilio Portes Gil, que se converteu em admirador dos ensinamentos de Paramahansa Yogananda até o fim da vida.

1930

Paramahansaji já tinha encontrado, nessa época, alguns dos primeiros discípulos que o ajudariam a construir a obra da Self-Realization Fellowship e levar adiante a missão da Kriya Yoga quando ele partisse. Dentre esses discípulos havia duas pessoas que ele designou como seus sucessores espirituais e presidentes da SRF: Rajarsi Janakananda (James J. Lynn), que conheceu o Guru em Kansas City em 1932, e Sri Daya Mata, que havia assistido às aulas por ele dadas em Salt Lake City no ano anterior.

1935

Paramahansa Yogananda voltou à Índia para uma última visita ao seu grande guru, Sri Yukteswar, que faleceria em 9 de março de 1936. Viajando de navio e automóvel pela Europa, Palestina e Egito, ele chegou a Bombaim no verão de 1935. Durante aquele ano 1935, passado em seu país natal, ele deu aulas e iniciações em Kriya Yoga em várias cidades do subcontinente. Além disso, teve a satisfação de se encontrar com Mahatma Gandhi, que pediu para ser iniciado em Kriya Yoga; também se encontrou com Sir C.V. Raman, prêmio Nobel em Física, e com algumas das figuras espirituais mais famosas da Índia, como Ramana Maharshi e Anandamoyi Ma.
Nessa época Sri Yukteswar lhe concedeu o título espiritual mais elevado da Índia: paramahansa; literalmente, “cisne supremo” (símbolo de discernimento espiritual). O título significa que seu portador alcançou o nível mais elevado de união com Deus.
Yogananda também estabeleceu firmemente as bases da sua obra naquele país, a Yogoda Satsanga Society of India, durante sua estada na Índia. A partir da sede às margens do rio Ganges em Dakshineswar perto de Calcutá e a partir do ashram original de Ranchi, a sociedade continua se desenvolvendo até o dia de hoje – com escolas, ashrams, centros de meditação e obras de caridade em toda a Índia.

1936

Retorno aos Estados Unidos, onde permanece até o final de sua vida. A partir daquele ano, Paramahansa Yogananda começou a reduzir o número de palestras públicas que fazia pelo país, para se dedicar a escrever as obras que transmitiriam sua mensagem para as gerações futuras e a estabelecer a obra espiritual e humanitária da Self-Realization Fellowship/Yogoda Satsanga Society of India sobre bases sólidas.
Sob sua direção, as orientações e instruções que ele dava pessoalmente aos estudantes foram recompiladas nas Lições da Self-Realization Fellowship, uma abrangente série de lições para estudo em casa.

1946

Publicação de Autobiografia de um Iogue. O livro, que é um best-seller permanente, tem sido editado ininterruptamente desde a primeira edição e já foi traduzido em inúmeros idiomas. A obra é mundialmente considerada um clássico da moderna literatura espiritual.

1950

Primeira Convocação mundial da Self-Realization Fellowship na sede internacional, em Los Angeles. O acontecimento durou uma semana e atualmente atrai milhares de pessoas do mundo inteiro, todos os anos. Ele também inaugurou o lindo “Santuário do Lago” da SRF em Pacific Palisades, em cujos jardins de meditação – cerca de quatro hectares às margens do lago – está parte das cinzas de Mahatma Gandhi. O santuário passou a ser um dos pontos de referência espiritual mais importantes da Califórnia.

1952

No dia 7 de março de 1952, o grande guru entrou em mahasamadhi (abandono consciente do corpo no momento da morte, realizado de forma voluntária e consciente por um mestre iluminado). Ele acabava de pronunciar um breve discurso num banquete no Hotel Biltmore de Los Angeles em homenagem ao Dr. Binay R. Sen, embaixador da Índia nos Estados Unidos.
Seu falecimento foi marcado por um fato extraordinário. O diretor do cemitério Forest Lawn Memorial-Park lavrou um documento em cartório, no qual declarou: “Vinte dias depois do falecimento não se via nenhuma desintegração física em seu corpo. Este estado de perfeita conservação do corpo, até onde podemos acessar os anais deste cemitério, é um caso inédito. (…) O corpo de Yogananda aparentemente estava em estado de extraordinária imutabilidade.”

Ele disse:

Meu corpo passará, mas minha obra continuará e meu espírito continuará vivo. Mesmo quando eu não estiver mais aqui, trabalharei junto com vocês para libertar o mundo pela mensagem de Deus. “Os que vierem até a Self-Realization Fellowship sinceramente buscando ajuda espiritual vão recebê-la de Deus. Venham agora, enquanto ainda estou neste corpo, ou depois, quando eu já o tiver abandonado, o poder de Deus fluirá igualmente até os devotos através da linha de sucessão de Gurus da SRF e será a causa de sua salvação. (…) O imortal Babaji prometeu velar pelo progresso de todos os devotos sinceros da SRF. Lahiri Mahasaya e Sri Yukteswarji, que já abandonaram a forma física e eu mesmo, depois de abandonar meu corpo, protegeremos e guiaremos eternamente os membros sinceros da SRF-YSS.
Author