Paramahansa Yogananda foi o primeiro grande mestre da Índia a viver no Ocidente por um longo período (mais de trinta anos).
Ele foi o último de uma sucessão de três grandes mestres indianos – Mahavatar Babaji, Lahiri Mahasaya e Swami Sri Yukteswar – tendo a missão de trazer para o Ocidente a redentora mensagem e técnica de Kriya Yoga, através da Self-Realization Fellowship – SRF.
Yogananda explica com maestria em seu livro mais conhecido, o best-seller Autobiografia de Um Iogue, as leis sutis, mas definidas, pelas quais os verdadeiros iogues realizam milagres e atingem o autodomínio.
Através de suas obras escritas, das palestras e seminários realizados em suas longas viagens, e da criação de centros de meditação e templos da Self-Realization Fellowship, ele apresentou a milhares de buscadores da verdade a antiga ciência e filosofia da yoga, com os seus métodos de meditação universalmente aplicáveis.
Ele disse:
Meu corpo passará, mas minha obra continuará e meu espírito continuará vivo. Mesmo quando eu não estiver mais aqui, trabalharei junto com vocês para libertar o mundo pela mensagem de Deus. “Os que vierem até a Self-Realization Fellowship sinceramente buscando ajuda espiritual vão recebê-la de Deus. Venham agora, enquanto ainda estou neste corpo, ou depois, quando eu já o tiver abandonado, o poder de Deus fluirá igualmente até os devotos através da linha de sucessão de Gurus da SRF e será a causa de sua salvação. (…) O imortal Babaji prometeu velar pelo progresso de todos os devotos sinceros da SRF. Lahiri Mahasaya e Sri Yukteswarji, que já abandonaram a forma física e eu mesmo, depois de abandonar meu corpo, protegeremos e guiaremos eternamente os membros sinceros da SRF-YSS.