KRIYA YOGA



licoes-yoganandaA Primeira Iniciação consiste no recebimento de três técnicas específicas que, juntas, constituem a “Primeira Kriya”. Quando recebe as lições, que descrevem essas três técnicas, o estudante já está iniciado, ele é um Kriyaban, ou iniciado em Kriya Yoga. Se tiver a oportunidade, poderá participar de uma cerimônia de iniciação, conduzida por um ministro autorizado da SRF.

Esses ministros visitam periodicamente o Brasil e conduzem essas cerimônias para os estudantes qualificados. Essa cerimônia, que é muito bela, inspirativa e solene, tem por objetivo imprimir na consciência do devoto o sagrado propósito e significado da relação guru-discípulo que ele estabeleceu com Paramahansa Yogananda. Não é um ritual “esotérico” ou “oculto”, mas uma cerimônia devocional que simboliza o vínculo sagrado de lealdade e amor mútuo que se estabelece entre o Guru e seus novos discípulos. Esse vínculo já é estabelecido, espiritualmente, no momento em que o estudante recebe a aprovação para receber as lições de Kriya. A cerimônia apenas o formaliza.

Lahiri Mahasaya cuidadosamente subdividiu a Kriya em quatro iniciações progressivas. Ele concedia as três técnicas superiores somente depois que o discípulo mostrasse progresso espiritual definido. Nota: Kriya Yoga tem muitas ramificações. Lahiri Mahasaya determinou os quatro passos essenciais, os que possuem o maior valor prático (Autobiografia de um Iogue, capítulo 35).

Depois de ter concluído o estudo de todas as Lições da SRF e estar praticando certo número de Kriyas durante algum tempo, o estudante pode solicitar a “Segunda Iniciação”, que consiste em uma nova técnica, a ser praticada depois da “primeira Kriya”. Para recebê-la, o estudante deve enviar à Sede Central um relatório detalhado, descrevendo o modo como pratica as técnicas da primeira iniciação, sua rotina diária de meditação e os resultados que vem obtendo da meditação. É possível que haja outros requisitos para recebê-la, sobretudo para aqueles que não estudam os graus completos e só têm as lições sumárias em português. Cada caso é um caso, e só a Sede Central poderá informar. Os interessados devem escrever para os EUA e solicitar as devidas informações.

Depois de pelo menos um ano e, se desejar, o estudante poderá solicitar a “Terceira Iniciação” e a “Quarta Iniciação”, que  vêm juntas, em uma mesma lição. A quarta Kriya é uma variação da terceira, que, por sua vez, é uma variação da primeira. Porém, apenas para a Primeira Kriya existe uma cerimônia de iniciação. Não há cerimônias para as outras Kriyas, que só são recebidas por meio de lições. As outras Kriyas são apenas aceleradoras, mas não substituem a primeira Kriya, que é a mais importante.

O objetivo principal da Kriya Yoga, com todas as suas técnicas e variações, não é a realização de façanhas miraculosas e espetaculares, como entrar e sair do corpo, ver luzes e controlar as forças da natureza etc. A finalidade da vida espiritual, em que as técnicas de meditação são apenas ferramentas, é nos dar o perfeito controle sobre nosso corpo e mente, para que possamos nos entregar a Deus com total esquecimento de nós mesmos. É alcançar em Deus a existência eterna, o amor infinito e a bem-aventurança sempre nova que todos nós buscamos. Tudo o mais nos será dado “por acréscimo”, como disse Jesus Cristo.

Solicitação de Lições

Encontra-se na secretaria do nosso templo o Pedido das Lições e, ainda, disponibilizamos abaixo um link para o Pedido da Lição Sumária em Português que está disponível no site site oficial da Self-Realization Fellowship.

Link para o formulário das lições

 

Programa Viver Natural – Kriya Yoga