INSPIRAÇÃO

Como Eliminar as Interferências do Medo do Rádio Espiritual

(por Paramahansa Yogananda, Primeiro Templo da SRF em Encinitas – Califórnia, 16 de Outubro de 1938, Revista Anual de 1984)

Tudo aquilo que existe no universo é feito de energia ou vibração. As vibrações das palavras são uma expressão mais grosseira das vibrações de pensamentos. Os pensamentos de todos os homens vibram no éter.

 

Nota da Editora: Segundo a posição atual da ciência, o éter hipotético não é considerado como necessário para a existência de um universo material. Porém, as escrituras sagradas hindus descrevem o éter como sendo vibração extremamente sutil, que compõe o “pano de fundo” para a criação impressa nelas. O éter ocupa o espaço inteiro e é a força vibratória que separa todas as imagens.

 

Quem quiser ouvir música ou vozes pelo rádio só precisa apertar um botão. Se o éter, através do qual as ondas de rádio se propagam até o receptor, não possuíssem inteligência, nós ouviríamos toda espécie de transmissões misturadas. Deus criou o éter e também planejou a descoberta do rádio e das vibrações de suas ondas pelo homem, que podem ser transmitidas e recebidas por este meio. As ondas de rádio dependem do éter quando de sua transmissão, e da eletricidade quando se trata do volume mais alto ou mais baixo de sua emissão e captação. Os sons que são transmitidos pelo rádio existem constantemente no éter, mas ninguém pode ouvi-los a não ser por intermédio do rádio. As ondas de rádio vibratórias representam ideias emitidas para o espaço e que podem ser captadas por um aparelho receptor que esteja devidamente sintonizado.

Se alguém lhes é muito chegado e querido, vocês podem sentir os seus pensamentos, mas provavelmente vocês não conseguiriam isto se alguém se encontrasse num lugar muito distante, por exemplo, na Índia – a não ser que vocês tivessem um desenvolvimento espiritual elevado. Aqueles dentre vocês que estudarem com regularidade as lições da Self-Realization e que aprenderam a se concentrar e meditar, muitas vezes alcançam uma grande paz interior, de modo tal que podem sentir os pensamentos de outras pessoas, mesmo que estas se encontrem a grande distância. A mente torna-se receptiva a este tipo de coisas.

Todos nós somos aparelhos de rádio humanos, quer dizer, podemos captar as mensagens dos outros com o coração, (o centro do sentimento) e irradiar as nossas próprias mensagens – pensamentos, através do olho espiritual (o centro da concentração e da vontade). A antena situa-se na medula oblongada que é o centro do supraconsciente intuitivo. Imaginemos, por exemplo, que vocês estejam fora de sua casa e desejam saber como está tudo lá. Se a mente e o sentimento estiverem totalmente aquietados, poderão então captar, por intuição, os sentimentos e os pensamentos da sua família em casa. Quem possuir a aptidão de concentrar-se profundamente poderá penetrar em tudo através do seu sentimento, a sua força de percepção se carregará com energia ou com eletricidade.

 

Nota da Editora: Em 1938 ainda se levavam sete dias para esta viagem, hoje em dia podemos circunavegar a terra em minutos numa cápsula espacial. O tempo e o espaço já foram dominados extensamente pelo homem. “Amanhã” ele poderá conquistá-los completamente.

 

O Mundo nada mais é do que um Espetáculo do Espírito Divino

 

Na verdade, não existe distância nenhuma entre aqui e a Índia. Porém, estamos na América e pensamos que precisaríamos passar 25 dias no navio até chegarmos à Índia. Pela consciência material precisa-se de tempo para atravessar uma distância destas, mas a energia diminui o espaço. Se pegarmos um avião, só necessitaremos de sete dias. Quando se voa, a distância por causa da energia aumentada, diminui. Quanto maior for a energia utilizada, tanto mais espaço e tempo diminuirão. Imaginemos que vocês sonhem à noite que estão viajando para a Índia. Vocês pegam o trem para Nova York, embarcam num navio que faz escala em diversos portos, e finalmente chegam a Bombaim. No sonho, tudo isto pode ser realizado em questão de minutos porque os pensamentos não têm espaço. Ou então suponhamos que, em sonho, eu sintonizo o meu rádio numa estação indiana. Não existe espaço, isto é apenas uma imaginação dentro do meu cérebro.

O mundo inteiro existe somente na nossa imaginação – tão imensa é a força da mente. O espaço é uma imaginação da mente. Eu posso fechar os olhos e pensar em coisas que se encontram a 2.000 milhas de distância daqui, porém todas estas milhas são apenas uma ampliação (extensão) do pensamento. A diferença entre espaço e tempo só existe na imaginação. Qual é a diferença entre um sorvete e um café quente quando só sonhamos com eles? Ao acordarmos verificamos que gelo frio e café quente só foram ideias diferentes no país dos sonhos.

Os pensamentos são todo-poderosos. Refiro-me aos pensamentos de Deus. Assim como Ele é onipresente através dos pensamentos, nós também o somos. Nós, atualmente, não já estamos conectando as ideias da América e da Índia através do rádio? Aqui não existem limites de espaço. Quando queremos sintonizar às vezes uma determinada estação, há interferência no rádio, de maneira que não podemos ouvir direito o programa. É a mesma coisa – quando tentamos exercer uma modificação no nosso próprio coração – ocorrem então diversas “interferências”, que retardam a evolução. Estas “interferências” são os maus hábitos.

 

Um Coração Tranquilo Não Conhece o Medo

 

O medo é outro tipo de interferência que influencia o rádio mental. Assim como existem bons e maus hábitos, também há um medo evolutivo e um destrutivo. Se, por exemplo, uma esposa diz para si mesma: “O meu marido não concordará se eu sair hoje à noite, é melhor eu ficar em casa”, então ela é movida por um medo amoroso, que é evolutivo. O medo amoroso e o medo que escraviza são duas coisas diferentes. Eu estou me referindo ao medo amoroso que nos torna prudentes porque não desejamos magoar o nosso próximo desnecessariamente. O medo que escraviza o outro paralisa a vontade. Os membros de uma família deveriam sentir somente o medo amoroso e jamais terem receio de dizerem a verdade uns aos outros. Quando se cumprem as obrigações por amor a outra pessoa, ou se põe de lado os seus próprios desejos, isto é muito melhor do que agir movido pelo medo. E se seguirmos as leis divinas à risca, isto deve acontecer pelo amor que sentimos por Deus, e nunca por temor ao castigo.

O medo se origina no coração. Cada vez que vocês sentirem um temor muito grande de doenças ou acidentes, deverão inspirar e expirar profundamente, devagar e ritmicamente, várias vezes, e relaxar a cada expiração. Isto normaliza a circulação. Quando o coração se aquieta completamente, não se sente mais medo.

O medo pode acometer o coração quando a pessoa sente dores, daí se segue que o medo depende de experiências do passado. Talvez nós levamos uma queda certa vez e quebramos a perna, de modo que tememos que isto possa nos acontecer de novo. E aí pode acontecer de verdade que esta pessoa leve um tombo de novo e quebre a perna. Quando o coração está como que paralisado pelo medo, a pessoa também perde parte de sua vitalidade e as bactérias causadoras de doenças podem penetrar no corpo com mais facilidade.

 

Sejam Prudentes Mas Não Medrosos

 

Quase não existe aquela pessoa que não sente medo de doenças. O medo foi dado ao homem para que lhe sejam evitadas dores, ele não deve ser nutrido nem se deve abusar dele. O medo excessivo enfraquece nossos esforços para superar dificuldades. A prudência sábia é boa quando, por exemplo, se conhece as regras fundamentais da alimentação correta e se diz de si pra si, “melhor não comer deste bolo porque ele não me faz bem”. Mas receios infundados muitas vezes provocam doenças, eles constituem as bactérias propriamente ditas. O simples pensamento sobre certa doença pode atraí-la. Quem tem medo constante de resfriados torna-se especialmente vulnerável a eles, não importa o que fizer para evitá-los. Portanto, não permitam que a sua vontade e seus nervos sejam paralisados pelo sentimento de medos. Se os seus receios persistem contra a sua vontade, contribuem para que aconteça exatamente aquilo que vocês receiam. Por esta razão não é conveniente encontrar-se além do necessário com aquelas pessoas que falam constantemente sobre as suas doenças e os problemas de saúde de outros. Quando se ouve sempre assuntos assim, semeamos facilmente temores no nosso próprio espírito. Quem tem medo de tuberculose, câncer, ataques cardíacos e outras doenças, precisa desfazer-se destes temores, a fim de não atrair para si estas doenças. Quem já estiver adoentado e enfraquecido necessita de um ambiente muito simpático, onde ele se encontre com pessoas fortes e positivas, que o fortaleçam nos seus pensamentos e sentimentos positivos. Os pensamentos possuem muita força. As pessoas que trabalham em hospitais raramente adoecem por terem uma atitude confiante. Elas possuem uma grande energia e são fortalecidas pelos seus pensamentos vigorosos.

Por esta razão é melhor não dizer aos outros a sua idade, porque senão os outros verão uma pessoa mais velha em vocês cuja saúde e vitalidade está definhando. O pensamento sobre a velhice que se aproxima traz preocupações, produzindo, portanto, uma influência enfraquecedora. Por isto, conservem silêncio sobre a sua idade e digam para Deus: “Eu sou imortal, Tu me abençoaste com uma boa saúde e eu Te sou grato por isto”.

Portanto, devemos ser prudentes. Mas não medrosos. A cautela sábia consiste, por exemplo, em se submeter de vez em quando a um tratamento de desintoxicação para que sejam eliminadas quaisquer bactérias causadoras de doenças que porventura possam existir no seu corpo. Esforcem-se da melhor maneira possível para evitar todas as causas de doenças e depois se libertarem completamente do medo. As bactérias existem em todos os lugares em quantidades tais que vocês não poderiam sentir-se felizes da vida se ficassem se preocupando com elas. Vocês perderiam mesmo a vontade de comer, apesar de aplicar todas as regras de higiene, se pudessem observar a sua casa sob um microscópio.

 

Técnicas Para a Eliminação do Medo

 

Seja lá o que for que lhes cause receios, não pensem mais sobre o assunto, e o entregue nas mãos de Deus. Tenham confiança nEle. Só as preocupações em si causam muita mágoa. Por que se amofinar já agora, antes de adoecer de verdade? Já que a maioria dos nossos sofrimentos se origina do medo, podemos livrar-nos disto imediatamente, eliminando este sentimento. Depois pode ocorrer uma cura instantânea. Digam para si todas as noites, antes de ir dormir: “O Pai Celestial está comigo, eu estou protegido”. Visualizem em suas mentes que o Espírito e a sua Energia Cósmica os envolvem completamente e digam para si: “Cada bactéria que me ataca será destruída pela eletricidade”. Depois cantem três vezes o OM ou a palavra “Deus”. Isto os protegerá e vocês se sentirão maravilhosamente a salvo. Por isso, sejam intrépidos. Este é o único caminho para ser saudável. Quando vocês se sintonizam com Deus, a Sua Verdade pode fluir através de vocês e depois, vocês saberão que são a alma imortal.

Sempre que vocês sentirem medo de alguma coisa, coloquem a sua mão sobre o coração, na pele, esfreguem-na da esquerda para a direita e digam: “Pai, eu sou livre, elimina todo medo no meu coração-rádio”. Assim como é possível eliminar interferências num rádio comum, também podemos expulsar o medo do coração, quando se passa a mão repetidamente da esquerda para a direita concentrando-se ao mesmo tempo neste pensamento. Então, o medo desaparecerá e poderemos sentir a alegria divina.

 

Todo Medo é Eliminado Quando nos Mantemos em Contato com Deus

 

 

Somos perseguidos constantemente por certo tipo de medo. Isto só acaba quando entramos em contato com Deus, caso contrário continuamos na mesma situação. Por que então esperar? Vocês podem alcançar esta união com Deus. A Índia lhes deu algo que nenhuma nação jamais lhes ofereceu. Devo tudo ao meu Guru, Swami Sri Yukteswar, ele foi um mestre sob todos os aspectos. Ao assimilar a sua sabedoria eu tive a possibilidade de cumprir a minha missão no ocidente. Ele disse: “O que quer que você faça, faça-o de maneira tal como ninguém fez antes de você”. Quem se ativer a este pensamento conseguirá tudo o que quiser. A maioria das pessoas apenas imita os outros. Vocês devem ser originais e sobressaírem em tudo o que fizerem. A natureza inteira os apoiará conscientemente quando estiverem em contato com Deus.

Na maioria das vezes pensamos primeiro em nós. Deveríamos, porém, incluir sempre os outros na nossa felicidade. Se agirmos desta maneira com sinceridade, criaremos em torno de nós uma atitude de consideração mútua. Se cada uma das pessoas numa comunidade composta de mil, agisse desta forma, ela teria 999 amigos. Mas se cada um mostrasse animosidade pelos outros, teria 999 inimigos.

A maior vitória que podemos alcançar na vida é conquistar os corações dos outros homens através do poder do amor. Se vocês pensarem sempre primeiro nos outros, o mundo inteiro estará a seus pés. É nisso que reside a grandeza de Jesus. Ele viveu e morreu por todos os homens. Aqueles que ocupam uma posição de poder no mundo, que vivem só para si, são esquecidos em pouco tempo, mas lembramo-nos constantemente daqueles que dedicam a sua vida ao semelhante. O Rei dos reis não possuía um trono de ouro durante a sua curta existência terrena, porém Ele governa os corações de milhares de pessoas há vinte centenas de anos no trono do amor. Este é o melhor trono que se pode desejar.

 

Um Único Pensamento Pode Levar à Libertação

 

Quando vocês nasceram, vocês choraram e os demais se alegraram. No decorrer de suas vidas, vocês devem servir e ajudar ao seu próximo de maneira tal que possam despedir-se deste mundo com um sorriso, enquanto os demais derramam lágrimas por vocês. Atenham-se a este pensamento – e vocês passarão cada vez mais a pensar nos outros e cada vez menos em si.

Este vasto mundo foi criado para que vocês utilizem a sua inteligência para conhecerem o Espírito, que é o verdadeiro eu. Basta um só pensamento para libertá-los. Vocês nem sabem o que os seus pensamentos poderosos são capazes de realizar no éter!

Como seria possível sentirmos amor humano, se Deus não o tivesse implantado em nosso coração? Por Deus ser tão bondoso e cheio de amor devemos buscá-Lo também. Ele não Se impõe a nós. Mas será que a nossa decisão de achá-Lo não se intensifica com o misterioso trabalho harmonioso de nossos órgãos do corpo, a inteligência que Ele nos deu, e mais todos os outros milagres da vida? Toda pessoa poderia ser libertada se o tentasse. Vocês precisam tentar!

Quando iniciei esta senda, a minha vida estava toda emaranhada, mas após constantes esforços, tudo começou a tomar ordem de uma maneira maravilhosa. Tudo o que aconteceu comprovou que existe um Deus e que se pode reconhecê-Lo nesta vida, quanta certeza e tranquilidade se nos apresentam assim que encontramos Deus! Nada mais haverá então que possa nos magoar, nada que nos provoque medo. Por isso, Krishna estimulou o seu discípulo Arjuna a atirar-se sem medo na batalha da vida e obter a vitória espiritual. “Não desanime! Isto não lhe convém. Ó vitorioso sobre todos os inimigos, ergue-te e livra-te de todo desalento

(Bhagavad Gita, II, 3)”.