SELF-REALIZATION FELLOWSHIP

SRF-02

Por mais de 80 anos, a Self-Realization Fellowship – SRF, uma organização religiosa mundial com sede internacional em Los Angeles nos EUA, vem se dedicando a continuar o trabalho espiritual e humanitário de Paramahansa Yogananda. Assim, a SRF busca promover um espírito de maior compreensão e boa-vontade entre os diversos povos e nações da nossa família global, ajudando pessoas de todas as culturas e credos a realizarem mais plenamente em suas vidas a beleza, a nobreza e a divindade do espírito humano.

Paramahansa Yogananda fundou a Self-Realization Fellowship em 1920, para tornar disponíveis os ensinamentos universais da Kriya Yoga, uma sagrada ciência espiritual que se originou milênios atrás na Índia. A sociedade publica os escritos, palestras e gravações de voz de Yogananda; administra os templos, retiros, centros de meditação e as comunidades monásticas da Ordem da Self-Realization; guiando, também, o Círculo Mundial de Orações, que é uma rede de grupos e indivíduos dedicados a rezar por aqueles que necessitam de ajuda física, mental e espiritual, assim como pela paz mundial.

Métodos de Meditação Iogues Ensinados por Paramahansa Yogananda
As técnicas científicas de concentração e meditação, que conduzem a uma experiência direta e pessoal com Deus, eram o ponto central dos ensinamentos de Paramahansa Yogananda, que abrangiam também uma filosofia de vida completa.

Esses métodos de yoga acalmam o corpo e a mente, tornando possível a retirada da energia dos objetos que causam a costumeira turbulência de pensamentos, emoções e percepções sensoriais. Na claridade da quietude interna, é possível experimentar um aprofundamento da paz interior e da consciência da presença de Deus.

Série de Lições para Estudo em Casa
A instrução nas práticas das técnicas ensinadas por Paramahansa Yogananda é apresentada nas Lições da Self-Realization Fellowship, uma compreensiva série de estudos compilada de suas palestras e escritos. Abrangendo uma variada gama de tópicos, as lições oferecem sua inspirada e prática orientação para atingir um equilibrado bem-estar físico, mental e espiritual.

Liderança da Organização
As atividades da Self-Realization Fellowship são coordenadas por membros da ordem monástica, sob a direção dos discípulos pessoalmente treinados por Paramahansa Yogananda. Servindo como nova presidente da organização está Sri Mrinalini Mata, que sucedeu Sri Daya Mata, presidente de 1955 a 2010, ela é uma das mais antigas e próximas discípulas, e uma das primeiras mulheres na história moderna, a ser apontada como líder de um movimento religioso de âmbito mundial. Os monges e as monjas da Ordem servem em muitos aspectos nos ashrams, viajando para cidades ao redor do mundo conduzindo palestras e retiros, bem como providenciando aconselhamento espiritual e orientação – pessoalmente e por correspondência – para estudantes dos ensinamentos da Self-Realization Fellowship.

Na Índia (Yogoda Satsanga Society – YSS)
A Organização fundada por Paramahansa Yogananda é conhecida na Índia como Yogoda Satsanga Society – YSS. Fundada em 1917 e com sede em Dakshineswar, próximo a Calcutá, a Yogoda Satsanga Society supervisiona 90 centros de meditação, 21 instituições educacionais e uma ampla rede de caridade.

Templos e Centros de Meditação
Nos templos da Self-Realization Fellowship e nos cerca de 600 centros de meditação, localizados em mais de 50 países, os estudantes dos ensinamentos de Paramahansa Yogananda se reúnem para serviços espirituais de oração e inspiração, meditação e amizade espiritual. Os encontros incluem a leitura de trechos dos ensinamentos de Yogananda, assim como períodos de meditação e cantos devocionais. Vários templos foram estabelecidos durante a vida de Yogananda, tendo se tornado lugares de peregrinação para visitantes de todas as partes do mundo. Os serviços nos templos são geralmente conduzidos por monges da Ordem da Self-Realization.

Objetivos da Self-Realization Fellowship
Por Sri Daya Mata – Presidente da Self-Realization Fellowship / YSS de 1955 a 2010

Paramahansa Yogananda disse que virá o tempo em que a mensagem da Índia conquistaria o mundo inteiro, pois ela contém verdades eternas que formam a base de todas as vidas e de todas as religiões.

É tarefa de Self-Realization Fellowship divulgar este ensinamento espiritual libertador, a missão que Mahavatar Bábaji incumbiu Paramahansa Yogananda de levar adiante. Neste contexto, quero ainda me referir sucintamente aos objetivos e ideais de Self-Realization Fellowship:

Divulgar pelo mundo inteiro o conhecimento de determinadas técnicas científicas que possibilitam ao ser humano comungar pessoalmente com Deus. Este é o primeiro e mais importante princípio de S.R.F., que é dar conhecimento de uma ciência específica que possibilita aos membros de todas as religiões atingir comunhão com Deus e de sentí-lo pessoalmente, de maneira que eles saibam por experiência própria o que é Deus, e não somente através das palavras das Escrituras Sagradas ou por um grande mestre.

Disse Gurudeva: “Eu posso descrever-lhes o gosto que uma fruta-pão tem, posso à maneira dos cientistas, cortá-la, examiná-la e informar-lhes sobre os nutrientes que ela possui. Mas, mesmo que levasse mais de mil anos explicando para vocês o que é uma fruta-pão, vocês não ficariam sabendo qual é o gosto dela. Mas, se eu lhes desse um pedacinho para provarem, vocês diriam com certeza: – Ah sim! Agora eu sei como é.”

Assim também é o nosso relacionamento com Deus. Palavras, palestras, volumes de livros grossos sobre Deus não são suficientes. A mensagem de Paramahansa Yogananda, porém, diz que acima disso, precisamos “experimentar” a verdade, ou seja, precisamos vivenciar pessoalmente Deus. Comprovar que existe uma total concordância entre o Cristianismo original ensinado por Jesus Cristo e o Yoga original ensinado por Bhagavan Krishna, e que estas leis fundamentais da verdade constituem a base científica de todas as verdadeiras religiões.

A missão de Paramanhasa Yogananda consiste em mostrar aos membros de todas as religiões a estrada principal que todos têm que percorrer se desejarem conseguir a auto-realização ou a realização divina: chegar a Deus pelo caminho mais curto, para onde todas as sendas religiosas verdadeiras finalmente convergem, o caminho da meditação diária, científica e devocional sobre Deus.

Retiros e Turnês de Palestras
Nos retiros da Self-Realization Fellowship e durante as turnês de palestras em cidades através do mundo, são oferecidas revisões aprofundadas nas técnicas de meditação e do estilo de vida espiritual ensinado por Paramahansa Yogananda.

Convocação Anual
A cada ano, a Self-Realization Fellowship promove uma convocação internacional em Los Angeles para apresentar os ensinamentos de Paramahansa Yogananda. Durante uma semana os programas incluem aulas, meditações, apresentação de filmes e vídeos, visitações aos ashrams onde ele viveu e trabalhou, bem como inúmeras outras atividades. O evento anual atrai de cinco a seis mil participantes de todos os lugares do mundo.

Paramahansa Yogananda

Paramahansa Yogananda

Todos nós somos parte do Espírito Único. Quando você experimentar
o verdadeiro significado da religião, que é conhecer Deus,
você perceberá que Ele é o seu Eu, e que Ele existe
igual e imparcialmente em todos os seres”.