Kriya Yoga

Os sábios iluminados da Índia descobriram a ciência espiritual da Kriya Yoga num passado remoto e ela ficou esquecida por muito tempo. O Senhor Krishna a elogia no Bhagavad Gita e o sábio Patânjali a menciona nos Yoga Sutras. Paramahansa Yogananda disse que Jesus Cristo e alguns de seus discípulos, como São João, São Paulo e outros, também conheciam este antigo método de meditação.

Paramahansa Yogananda descreve a Kriya Yoga na Autobiografia de um Iogue. A técnica exata é dada aos estudantes das Lições da Self-Realization Fellowship após período preliminar de estudo e prática das três técnicas preparatórias que Paramahansa Yogananda ensinou.

Praticadas em conjunto como um sistema completo, as técnicas dão ao praticante a possibilidade de obter os benefícios mais elevados possíveis e alcançar o objetivo divino da antiga ciência da yoga.

A Kriya é uma avançada técnica da Raja Yoga de pranayama (controle da energia vital) que reforça e revitaliza as correntes sutis de energia vital (prana) na espinha dorsal e no cérebro. Os antigos videntes da Índia (rishis) perceberam que o cérebro e a coluna vertebral constituem a árvore da vida. Pelos sutis centros cerebrospinais de vida e consciência (chakras) flui a energia que dá vida a todos os nervos, órgãos e tecidos do corpo. Os iogues descobriram que, movimentando continuamente para cima e para baixo a corrente vital (prana) ao longo da coluna vertebral com a técnica especial de Kriya Yoga, podemos acelerar enormemente nossa evolução espiritual.

O primeiro passo para receber a Kriya Yoga é pedir as Lições da Self-Realization Fellowship. No primeiro ano, os estudantes aprendem três técnicas básicas de meditação e os princípios da vida equilibrada, dados por Paramahansaji. Depois de um ano de prática e preparação, o estudante cumpre os requisitos necessários para pedir iniciação na técnica de Kriya Yoga e estabelecer formalmente a consagrada relação guru-discípulo com Paramahansa Yogananda e sua linhagem de mestres iluminados. No Brasil, a iniciação acontece quando ministros da SRF visitam o país e conduzem essas cerimônias para os estudantes qualificados. Essa cerimônia, que é muito bela, inspirativa e solene, tem por objetivo imprimir na consciência do devoto o sagrado propósito e significado da relação guru-discípulo que ele estabeleceu com Paramahansa Yogananda.

O objetivo principal da Kriya Yoga, com todas as suas técnicas e variações, é nos dar o perfeito controle sobre nosso corpo e mente, para que possamos nos entregar a Deus com total esquecimento de nós mesmos. É alcançar em Deus a existência eterna, o amor infinito e a bem-aventurança sempre nova que todos nós buscamos. Tudo o mais nos será dado “por acréscimo”, como disse Jesus Cristo.