História do Grupo

“Se vocês todos trabalharem juntos, com amor, harmonia, gentileza e humildade, esta obra varrerá o mundo.”

Paramahansa Yogananda

Em novembro de 1987, alguns devotos de Belo Horizonte participaram do evento com monásticos da Self-Realization Fellowship ocorrido em São Paulo. Tocados pela cerimônia de Iniciação em Kriya Yoga e embevecidos com as bênçãos de amor e luz recebidas, sentiram o grande desejo de criar um lugar em Belo Horizonte onde os devotos de Yogananda pudessem se encontrar para juntos buscar Deus.

Com grande entusiasmo, em dezembro daquele ano, reuniram-se pela primeira vez com o objetivo de conversar sobre o que deveria ser feito para dar início à criação do grupo na cidade. Em janeiro de 1988, uma carta foi enviada à Sede Central solicitando orientações e bênçãos para a constituição oficial do grupo.

Em fevereiro de 1988, a SRF acolhedoramente respondeu, estimulando e orientando os devotos para a formação de um grupo de meditação em Belo Horizonte, segundo suas diretrizes. A partir de então, as reuniões foram iniciadas. A cada encontro, um pequeno espaço era afetuosamente preparado: um altar com as fotos dos mestres era decorado com flores e algumas cadeiras colocadas em frente. Tudo era muito simples, mas o importante para aquele devotado grupo era começar.

Poucos meses depois, em setembro de 1988, a Self-Realization Fellowship oficializou a existência do “Grupo de Meditação da SRF de Belo Horizonte”. Permaneceram assim se reunindo inicialmente como “Grupo Informal” e, depois, como “Círculo de Meditação da SRF de Belo Horizonte” nas casas de devotos, mas todos sentiam a necessidade de ter um local exclusivo para as meditações.

“Vocês ficarão felizes em saber que o seu questionário foi aprovado para formar um grupo de meditação e nós estaremos, em breve, enviando cartas de anúncio para membros e estudantes da SRF em sua área, convidando-os a entrar em contato caso se interessem pela meditação em grupo.” (Sede Central)

Primeira sede do Grupo de Meditação, no Edifício Maletta, no Centro de Belo Horizonte

No dia 18 de abril de 1996, foi inaugurado o templo do “Círculo de Meditação da Self-Realization Fellowship de Belo Horizonte” em uma linda, emocionante e inesquecível cerimônia no Edifício Maletta, região central da cidade. Algumas mudanças ocorreram desde então: o grupo funcionou no bairro Sion, em seguida, em Lourdes, Funcionários e, finalmente, estabeleceu-se na Savassi, endereço atual.

De lá para cá muitas atividades se intensificaram ou foram acrescentadas: meditação longa, meditação dirigida, kirtan, apoio a instituições de caridade, constituição formal da “Associação de Autorrealização da SRF de Belo Horizonte” e a tão sonhada “Escolinha de Meditação”, um espaço para crianças e adolescentes, entre 5 e 12 anos, desenvolverem uma fundação espiritual em suas vidas.

Altar da sede atual, na Savassi

Para o funcionamento do nosso grupo, contamos com o trabalho voluntário de diversos colaboradores: músicos, leitores de serviço, orientadores, organizadores dos eventos, preparadores do altar e da decoração, atendentes da livraria e encarregados da manutenção. O Conselho Administrativo é composto por coordenador, tesoureiro e secretário, eleitos anualmente. A Associação de Autorrealização de Belo Horizonte é uma organização religiosa sem fins lucrativos. Todo donativo e contribuição são bem-vindos, clique aqui e saiba como participar.